Agência France-Presse
postado em 07/05/2010 16:38
O candidato Antanas Mockus, do Partido Verde, lidera as intenções de votos dos colombianos para as eleições presidenciais de 30 de maio, e ganharia no segundo turno, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7/5).Mockus, ex-prefeito de Bogotá, registra 37% das intenções de voto para o primeiro turno, seguido pelo governista e ex-ministro de Defesa Juan Manuel Santos, com 25%, indica a pesquisa da empresa Datexco.
Em um eventual segundo turno, no dia 20 de junho, Mockus venceria com 52% dos votos, enquanto Santos, do Partido Social de Unidade Nacional (Partido da U), alcançaria 30,5%.
Na terceira posição das intenções de voto dos colombianos para o primeiro turno, aparece a candidata do Partido Conservador, a ex-chanceler Noemí Sanín, com 6,7%.
Os conservadores integram a coalizão que apoia o governo de Álvaro Uribe, que deixará o governo no dia 7 de agosto.
O candidato do opositor Partido do Polo Democrático Alternativo (PDA, esquerda), Gustavo Petro, está na quarta posição com 4,2%, seguido por Germán Vargas, do partido Mudança Radical (direita), com 3,1%.
Enquanto isso, o aspirante do opositor Partido Liberal (social-democracia) Rafael Pardo, tem 1,4% de intenção de voto, segundo a pesquisa, divulgada pelo El Tiempo de Bogotá em sua edição eletrônica.
Segundo a pesquisa, que consultou por telefone 1.200 pessoas, 13,8% ainda não se decidiram por algum candidato.
A enquete tem margem de erro de três pontos e foi realizada em 37 cidades e municípios do país entre terça e quinta-feira.