Agência France-Presse
postado em 09/05/2010 13:19
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, inaugurou neste domingo (09/05) em Kashan (centro) a maior fábrica de automóveis do Oriente Médio, com capacidade para 150 mil unidades por ano.A montadora, que criará 4 mil empregos diretos e 20 mil indiretos na região, produzirá diferentes modelos, entre eles um pequeno carro chamado Tiba.
O modelo, de quatro lugares e produzido inteiramente no Irã, custará entre 80 e 90 milhões de riales (entre 8.000 e 9.000 dólares), e está destinado às classes médias.
"A produção do Tiba é um sinal de confiança em nós. A nação iraniana demonstrou que, apesar das sanções e das pressões de nossos inimigos, resiste e avança no caminho do progresso", afirmou Ahmadinejad.
Com mais de 1,4 milhão de veículos produzidos no ano passado, o Irã passa a ser o maior fabricamente de automóveis do Oriente Médio.
O Irã proibe a importação de veículos suscetíveis de competir com seus modelos locais, mas autoriza a de modelos de luxo que foram fortemente taxados (90%).
A indústria automotiva emrpega diretamente 500 mil pessoas no Irã, mas também geral inúmeros empregos indiretos que fazem desse setor o segundo do país, atrás do petroleiro.