Mundo

Terminais permanecem fechados

Nuvem de cinzas força nova interrupção de atividades em vários aeroportos europeus

postado em 10/05/2010 07:49
As cinzas vulcânicas expelidas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, continuam a provocar transtornos para o tráfego aéreo europeu. Ontem, a imensa nuvem interrompeu voos no sul da Alemanha, na Áustria, na França, em partes da Espanha e em Portugal. Aeroportos italianos fechados devido à fumaça que atingiu o espaço aéreo do país no último sábado reabriram no decorrer do dia. Mas a propagação das cinzas seguiu em direção ao leste do continente. Os aeroportos alemães de Munique e Stuttgart, na Alemanha, foram fechados no período da tarde, mas tiveram as operações normalizadas depois de seis horas.

Passageiros de localidades importantes da Espanha também sofreram com cancelamentos, mas o tráfego aéreo foi liberado em Santiago de Compostela, Vigo e La Coruña. Em Salamanca, os voos continuavam impedidos de chegar e partir. Em Portugal, as operações no aeroporto de Porto também foram paralisadas e voltaram a funcionar com restrições no início da noite de ontem. O terminal de Lisboa foi fechado à noite e só seria reaberto hoje de manhã. A situação pode atrapalhar a visita do papa Bento XVI a Portugal, prevista para ser iniciada amanhã. Autoridades austríacas confirmaram a interrupção do tráfego aéreo pelo menos até a manhã de hoje. Na França, foi confirmado o cancelamento de 20 voos em Nice. Segundo a Agência Portuguesa de Navegação Aérea (NAV), a presença da nuvem na região do Oceano Atlântico provoca mudanças no tráfego aéreo entre os Estados Unidos e a Europa.

Clique para ampliarHá informações que a atividade do Eyjafjallajokull esteja mais intensa. Meteorologistas britânicos afirmam que as cinzas atingem mais de 9 mil metros de altura. O vulcão entrou em erupção no dia 20 de março devido a um abalo sísmico ocorrido no fim de 2009. Em abril, a nuvem vulcânica provocou caos na Europa por comprometer pousos e decolagens em quase todo o continente.

Brasil
O transtorno se refletiu em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde centenas de passageiros não puderam partir nem chegar na data prevista. Na ocasião, o fechamento de aeroportos europeus durou quase uma semana. Estima-se que a indústria da aviação tenha sofrido prejuízos na ordem de US$ 6 bilhões.

Ontem, segundo a Infraero, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, um voo da TAM e outro da TAP, provenientes da Cidade do Porto, e dois que sairiam para Lisboa foram cancelados. Enquanto um voo da Ibéria, vindo de Madri, Espanha, teve um atraso de 50 minutos. Segundo a TAP, os voos de Lisboa para o Rio de Janeiro estão operando normalmente.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, apenas um voo da Air China, vindo de Pequim com escala em Madri, na Espanha, foi cancelado. Outro voo da Ibéria proveniente de Madri chegou com atraso de quase uma hora.

Oração pela Igreja

O papa Bento XVI convidou ontem os fieis a orarem pelos sacerdotes da Igreja, durante missa na Praça de São Pedro, no Vaticano. ;Com um só coração e uma só alma, peçamos a intercessão da Virgem Maria pela Igreja, em particular pelos sacerdotes, e pela paz no mundo;, disse o pontífice, que no sábado aceitou o pedido de renúncia de um bispo alemão acusado de abusar sexualmente de menores. Os escândalos na Igreja alemã continuaram ontem, com o anúncio de afastamento de dois párocos da diocese de Würzburg (Baviera) por suspeita de pedofilia. Bento XVI lembrou ainda de sua primeira visita, programada para esta semana, ao santuário mariano de Fátima, em Portugal, e saudou o povo brasileiro, ao lembrar que de quinta-feira a domingo será realizado, em Brasília, o 16; Congresso Eucarístico Nacional, no qual o cardeal Claudio Humes será o enviado especial o papa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação