postado em 11/05/2010 16:58
Brasília ; A partir desta terça-feira (11/5) as redes sociais na internet, como o Facebook, Twitter e YouTube, servirão de suporte para a campanha da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) de alerta sobre a fome no mundo. A peça publicitária veicula imagens de pessoas esfomeadas. A intenção da campanha internacional é chamar a atenção para a situação de cerca de 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo.Dos quase 1 bilhão de famintos, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsahariana, 53 milhões na América Latina e no Caribe, 42 milhões no Oriente Médio e Norte da África e 15 milhões países desenvolvidos. Os dados são da FAO.
A organização calcula que a produção agrícola mundial teria que crescer 70% para alimentar os 9 bilhões de pessoas que vão viver no Planeta em 2050.
Há, ainda, um vídeo promocional no qual o ator inglês Jeremy Irons interpreta um apresentador de telejornal irritado com a situação no mundo. A campanha conta também com a participação do atleta norte-americano Carl Lewis, que ganhou nove medalhas de ouro nas Olimpíadas, o jogador de futebol francês Patrick Vieira e o músico cubano Chucho Valdés.
O sinal de alerta da campanha é um apito amarelo, espécie de ícone que incentiva as pessoas a produzirem o som, para chamar a atenção dos governos. ;Temos de exigir dos líderes nacionais responsáveis e da comunidade internacional, que tomam as decisões, que passem à ação;, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.