Agência France-Presse
postado em 12/05/2010 17:41
Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, conversaram por telefone nesta quarta-feira (12/5), dias antes da visita a Teerã do presidente brasileiro, anunciou a presidência francesa em um comunicado."O presidente da República garantiu ao presidente Lula o total apoio da França aos esforços empreendidos pelo Brasil para convencer autoridades iranianas a responderem plenamente aos pedidos da comunidade internacional sobre o programa nuclear", indicou um comunicado do Eliseu, sede da presidência francesa.
O presidente brasileiro realizará uma visita oficial ao Irã no domingo e na segunda-feira (16 e 17 de maio), em um momento em que os Estados Unidos tentam convencer o Conselho de Segurança da ONU a adotar sanções contra o Irã devido ao seu controverso programa nuclear.
O Brasil, um dos dez membros não permanentes do Conselho de Segurança, se opõe à aplicação de sanções contra o Irã, defendida por quatro dos cinco membros permanentes dessa instância da ONU (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia).
Na terça-feira, o ministro francês de Relações Exteriores, Bernard Kouchner, afirmou que seu país apoia "plenamente" a visita de Lula ao Irã, onde pedirá a Teerã que aceite uma troca de combustível nuclear.
As potências ocidentais acusam o Irã de encobrir sob um programa civil sua intenção de produzir uma bomba atômica, o que Teerã nega.