Agência France-Presse
postado em 13/05/2010 08:09
A Turquia ainda não tomou uma decisão sobre uma eventual visita do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, a Teerã para tentar desbloquear, ao lado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, a questão nuclear iraniana, informou o chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu.A decisão de Ancara dependerá do resultado dos contatos com autoridades iranianas e ocidentais, incluindo uma conversa telefônica prevista com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, destacou Davutoglu.
"O tema não é apenas ter uma reunião de três partes. Se acontecer uma reunião, queremos obter resultados", declarou.
O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, havia anunciado na terça-feira que Erdogan visitaria o Irã no mesmo período que o presidente brasileiro, que é esperado para uma visita oficial nos dias 16 e 17 de maio em Teerã.
Turquia e Brasil, membros do Conselho de Segurança da ONU, são contrários a novas sanções contra Teerã e tentam atuar como mediadores entre as grandes potências e o Irã, com o objetivo de alcançar uma solução diplomática para a questão nuclear.
Ancara anunciou na semana passada que propôs ser anfitrião de uma reunião entre o chefe dos negociadores para a questão nuclear iraniana, Said Jalili, e a Alta Representante da União Europeia para as Relações Exteriores, Catherine Ashton, como representante do grupo dos 5 1.
O governo do Irã recebeu bem a proposta.
O grupo 5 1, principal interlocutor do Irã na questão nuclear, é integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (China, França, Grã-Bretanha, Rússia e Estados Unidos), além da Alemanha.