Mundo

Colheita de papoula no Afeganistão registra queda este ano

Agência France-Presse
postado em 13/05/2010 15:41
Os campos de papoula do sudeste do Afeganistão chegaram à época da colheita, mas a produção de ópio no país que mais fornece heroína ao mundo registra queda, afirmam fazendeiros e fontes oficiais.

Isso parece ser uma boa notícia para a luta contra a bilionária indústria das drogas, mas pode ser uma má notícia para os fazendeiros afegãos, que tentam alimentar suas famílias, em meioa a uma escalada na guerra contra traficantes e insurgentes Talibãs.

"Tivemos menos cultivo de papoula este ano, o que deve ter ocorrido por conta de nosso alerta público lançado antes de a época de cultivo começar", afirma Gul Mohammad, chefe do departamento antinarcóticos da província de Kandahar.

Fazendeiros das províncias de Kandahar e Helmand, a origem de em torno de 90% do ópio no mundo, também prevêem uma queda na colheita deste ano.

Os fazendeiros e especialistas citaram o aumento das chuvas em algumas áreas, e seca em outras, além de misteriosas pragas que atingiram as plantações de papoula em algumas áreas.

Enquanto alguns fazendeiros acusam os Estados Unidos e a Inglaterra de pulverizar produtos químicos em suas plantações, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) informa que uma praga foi a principal causa da queda na colheita.

Testes feitos pelo Ministério do Interior foram inconclusivos e outros estão sendo feitos, informou o representante da agência em Cabul, Jean-Luc Lemahieu, completando que "pragas e pestes" atingiram as plantações de papoula no Afeganistão em 2002 e 2006.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação