Mundo

Igreja é lugar de esperança, apesar de semente ruim, diz Bento XVI

Agência France-Presse
postado em 13/05/2010 19:22
A Igreja deve "permanecer como um lugar de esperança", apesar "da semente ruim", declarou nesta quinta-feira (13/5) o Papa Bento XVI, fazendo alusão aos escândalos de pedofilia no clero, em mensagem às Igrejas alemãs reunidas em Munique numa jornada ecumênica.

"Nos últimos meses estivemos confrontados constantemente a novas revelações suscetíveis de arrebatar a alegria da Igreja, de obscurecê-la enquanto local de esperança", declarou Bento XVI no texto em alemão, do qual a AFP obteve alguns extratos.

"Há ervas daninhas também no seio da Igreja e entre os que o Senhor alistou a seu serviço", lamentou, numa alusão manifesta aos abusos sexuais cometidos por sacerdotes.

Mas "a boa semente não foi abafada pela grão do mal", afirmou o papa, citando uma parábola do Evangelho segundo São Mateus.

A Igreja deve fazer um "exame de consciência" porque deve "permanecer como lugar da esperança que vem de Deus", estimou Bento XVI, segundo outros trechos da mensagem divulgadas pela Rádio do Vaticano.

O Papa fez um apelo a que "não nos concentremos apenas no que é obscuro, observando, também, o que é luminoso", como, por exemplo, "a fé que torna as pessoas puras e boas".

[SAIBAMAIS]Bento XVI fez o anúncio alguns dias após a demissão do bispo de Augsburgo, na Baviera (sul), Monsenhor Walter Mixa, acusado de ter infligido maus-tratos a menores num orfanato e suspeito de ter praticado sevícias sexuais.

Segundo a agência de informações religiosas i.media, os organizadores da jornada ecumênica, o Kirchentag, programaram dois seminários sobre abusos cometidos em instituições cristãs, incluindos mesa-redonda da qual participará Monsenhor Stephan Ackermann, bispo de Tr;ves, encarregado de acompanhar a questão na Alemanha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação