Agência France-Presse
postado em 13/05/2010 19:40
Três pessoas foram detidas nesta quinta-feira em várias operações policiais realizadas no nordeste dos Estados Unidos, ligadas ao atentado frustrado à Times Square em Nova York, anunciou o FBI."Foram executadas várias ordens de busca e apreensão ligadas à investigação", informou à AFP a porta-voz do FBI, Gail Marcinkiewicz.
Duas pessoas encontradas durante as buscas foram detidas devido a violações das normas de imigração, acrescentou, confirmando depois a detenção de um terceiro homem.
O procurador-geral de Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, disse que as buscas têm a ver com o dinheiro entregue ao paquistanês naturalizado americano Faisal Shahzad, acusado de ser o autor do atentado fracassado, preso e submetido a interrogatório.
Duas pessoas foram detidas em Massachusetts e uma no estado do Maine. "As três detenções são de caráter administrativo e não criminal", disse Brian Hale, da polícia de imigração e alfândega.
[SAIBAMAIS]Dean Boyd, do Departamento de Justiça em Washington, disse que "essas operações foram realizadas após as provas obtidas na investigação.
No entanto, esclareceu, "não estão relacionadas a uma nova ameaça iminente para as pessoas nem a um complô ativo contra os Estados Unidos".
Uma das detenções teria sido efetuada em uma casa na cidade de Watertown, em Massachusetts.
Em declarações à televisão local NECN, um vizinho identificado como Vinny, que disse viver em frente, relatou como os agentes detiveram uma pessoa.
"Os agentes do FBI, que estavam armados e eram 15 ou 20, se aproximaram da casa", disse Vinny. "Alguns minutos depois, entraram e nada aconteceu por algum tempo. Depois saíram, levando um homem detido, que parecia ser do Oriente Médio. Ele foi levado em um carro".
Segundo a testemunha, os agentes também levaram objetos da casa do suspeito. "As únicas coisas que pude ver que levaram foram, talvez, computadores e alguns papéis", disse, indicando que a distância o impedia de distinguir bem.
Outra vizinha de Watertown, identificada como Barbara Lacerra e entrevistada pelo canal WBC, disse que a detenção ocorreu nesta quinta-feira às 05h45 locais (06h45 de Brasília). "Ouvimos um grito de: ;FBI, não se mexam;", contou.
A rede CNN indicou que outras detenções foram realizadas simultaneamente em Brookline, outra cidade de Massachusetts, onde os agentes entraram em um posto de combustíveis Mobil da rua Harvard, e que também houve operações semelhantes em Nova York e em Nova Jersey.
A dona de um restaurante japonês de Brookline, Diane Chung, disse à rede que os agentes já estavam no posto quando ela chegou ao restaurante às 09h30 locais (10h30 de Brasília).
Chung disse que os agentes federais cercaram o local, mas que não viu se levaram alguém detido.
O americano de origem paquistanesa, Faisal Shahzad, de 30 anos, foi detido na semana passada por ter deixado supostamente um veículo carregado de explosivos na Times Square no dia 1; de maio.
Os Estados Unidos acusaram no domingo o movimento talibã do Paquistão de estar por trás do atentado frustrado.
"Aumentamos as evidências que mostram que os talibãs do Paquistão estiveram por trás do ataque", disse no domingo passado o procurador-geral Eric Holder.
"Sabemos que recebeu ajuda. Sabemos que, provavelmente, colaboraram com o financiamento e que ele trabalhava sob uma direção", disse Holder, referindo-se a Shahzad.