Agência France-Presse
postado em 14/05/2010 18:41
O presidente uruguaio, José Mujica, terá três dias de descanso para retomar seu trabalho na próxima terça-feira com uma rotina "mais organizada", após sofrer um pico de estresse que o obrigou a cancelar sua participação na Cúpula de Madri.Em seu programa de rádio "Fala o presidente", Mujica afirmou nesta sexta-feira que se excedeu, e por isso aproveitará um feriado nacional na segunda-feira para "descansar e dormir" e retomar o trabalho na terça-feira com horários "mais organizados".
O presidente, que completa 75 anos na próxima semana, afirmou que não sofre de "nenhum problema grave", mas confessou que tem "grandes dificuldades para dormir".
"Acordo às duas ou três horas da manhã e minha cabeça gira com problemas de todos os tipos. Leio, escrevo, amanhece o dia e fico com sono. Acumulo cansaço com este trabalho intelectual que roubou de meu físico todas as horas; e se não me canso fisicamente durmo muito mal", explicou.
Disse ainda que os médicos que o atendem recomendaram que faça exercícios, e por isso começará a fazer uma caminhada de uma hora diária.
"Tenho que me regular. Ter uma rotina de horários organizados que me permita cumprir todos os meus compromissos e ter uma pequena sesta", indicou, já que em sua idade - disse - é preciso tomar "alguns cuidados", como fazer atividade física e ter uma alimentação saudável.
Mujica desistiu na quarta-feira de participar da Cúpula entre a União Europeia e América Latina e Caribe, que ocorre na próxima terça-feira em Madri, após sofrer um problema de estresse e registrar alguns índices de saúde fora do normal.
Mujica, um ex-líder guerrilheiro que assumiu o governo no dia 1 de março, será substituído pelo vice-presidente Danilo Astori à frente da delegação uruguaia, que viaja no domingo.
O presidente, que teve uma vida dura que incluiu alguns tiros e 14 anos de prisão em condições sub-humanas durante a ditadura (1973-1985), sofre de uma doença imunológica, detectada em 2005, que está sob controle, mas requer cuidado médico.