Agência France-Presse
postado em 15/05/2010 09:25
O Papa Bento XVI está "muito feliz" com a viagem a Portugal, de onde retornou na sexta-feira "reconfortado", declarou neste sábado o porta-voz do Pontífice, padre Federico Lombardi, à Rádio Vaticano.
"A recepção foi enorme e calorosa, acima das previsões dos organizadores. O Papa voltou muito impactado, muito feliz e reconfortado", afirmou o porta-voz, que fez um balanço positivo da visita.
"A viagem se desenvolveu muito bem e podemos dizer também que foi uma viagem maravilhosa", completou.
"A presença de muitos fieis é um sinal de de afeto que o Papa certamente apreciou e, diria também, que isto demonstra a vitalidade da Igreja", declarou.
A respeito do escândalo de pedofilia que afeta alguns padres, "o Papa tem expressado que os sofrimentos e as dificuldades da Igreja vêm também, em particular, de seu próprio seio, ou seja, do fato de que somos todos pecadores", declarou o padre Lombardi.
Bento XVI encerrou na sexta-feira a peregrinação a Portugal com uma última grande missa no Porto onde, assim como em Lisboa, mas sobretudo em Fátima, uma multidão manifestou apoio à Igreja, apesar da crise dos escândalos por abusos sexuais contra crianças.
No domingo, milhares de católicos italianos pretendem manifestar apoio na praça de São Pedro ao Pontífice, no que parte da imprensa chama de "papa day".