Mundo

Irlanda e norte da Grã-Bretanha sofrem de novo com nuvem de cinzas vulcânicas

Agência France-Presse
postado em 16/05/2010 14:12
A Irlanda e o norte da Grã-Bretanha foram de novo alcançados, neste domingo (16/5), pela nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia que provocou o fechamento de dez aeroportos, ameaçando estender-se para o sul da Inglaterra e paralisar Londres.

Vários aeroportos do norte da Inglaterra, entre eles os de Manchester e Liverpool, e os aeroportos secundários da Escócia fecharam ao meio-dia por causa de um avanço da nuvem de cinzas vulcânicas, mas os aeroportos de Londres devem continuar abertos pelo menos até as 18H00 GMT, anunciou a aviação civil britânico.

O aeroporto de Dublin deve fechar a partir das 18H00 GMT, segundo a aviação civil irlandesa. Todos os aeroportos da Irlanda do Norte e vários a oeste da república da Irlanda também estão fechados por causa do perigo representado pela nuvem densa de cinzas vulcânicas aos motores dos aviões.

Estas medidas são uma má notícia para os viajantes que esperavam a normalização do tráfego aéreo, um mês depois da erupção o vulcão Eyjafj;ll que paralizou os transportes aéreos na Europa por cerca de uma semana.

A nuvem poderá chegar a Londres na terça-feira, segundo as previsões meteorológicas que esperam que se dissipe até quarta.

No resto da Europa, o tráfego aéreo não foi afetado. A Dinamarca deve contnuar na zona 2 (zona intermediária onde são permitidos os voos com habilitação do construtor aeronáutico) até terça, enquanto que o espaço aéreo sobre outros países escandinavos está livre de cinzas.

Na tarde deste domingo, todos os aeroportos de Irlanda do Norte estavam fechados, assim como vários aeroportos do oeste da república da Irlanda.

Na Inglaterra, os aeroportos de Manchester, Liverpool, Doncaster, Carlisle, Humberside, Leeds Bradford e East Midlands fecharam, aos que se acrescentam alguns aeroportos da Escócia, como Prestwick, Glasgow, Campbeltown, os aeroportos de Islay e Barra nas ilhas escocesas, assim como o aeropoerto de Ronaldsway, na ilha de Man.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação