Mundo

Peru está prestes a descongelar relações com Chile, diz García

Agência France-Presse
postado em 16/05/2010 16:49
MADRI - O presidente peruano, Alan García, assegurou neste domingo que seu país e o Chile estão "no caminho de descongelar" suas relações, depois de se reunir pela primeira vez com seu colega chileno, Sebastián Piñera, antes da cúpula entre Europa e América Latina que ocorrerá em Madri.

"Estamos no caminho de descongelar e fortalecer nossas relações", disse García depois de mostrar sua "profunda satisfação" por sua reunião com Piñera, a qual qualificou de "importante", em uma coletiva de imprensa na capital espanhola.

Ambos os países deram "um passo adiante rumo a uma relação mais frutífera e mais fecunda", disse por sua vez Piñera, que anunciou que os presidentes aceitaram convites mútuos para visitar o país vizinho.

O encontro deste domingo em Madri foi o primeiro entre presidentes destes países desde novembro de 2007, quando García reuniu-se com a então presidente Michelle Bachelet, paralelamente à Cúpula Iberoamericana em Santiago.

O Peru entrou com um processo contra o Chile em 2008 diante da Corte Internacional de Haia, pela remarcação de sua fronteira marítima. A ação refere-se a uma área no Oceano Pacífico atualmente sob o domínio chileno.

A isso se soma a acusação feita pelo Peru contra o Chile por suposta espionagem militar em novembro de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação