Mundo

Lula conversa com Sarkozy sobre acordo para que Irã enriqueça urânio na Turquia

postado em 17/05/2010 08:19
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (17/5) com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre os termos do acordo que prevê o envio do urânio do Irã para ser enriquecido a 20% na Turquia. O acordo foi firmado hoje, em Teerã, entre Lula, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan. Paralelamente, houve negociações entre os chanceleres dos três países.

O acordo ocorre no momento em que o governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pressiona a comunidade internacional a apoiar sanções contra o Irã via Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para os norte-americanos o programa nuclear iraniano esconde a produção de armas atômicas.

No entanto, o assunto deve ser levado às discussões do conselho ; cujos membros permanentes são os Estados Unidos, a Rússia, a França, a China e a Inglaterra. Desse grupo, russos e chineses defendem que ainda há espaço para o diálogo. Os demais acreditavam que as negociações estavam esgotadas.

Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o acordo deve ser suficiente para encerrar a polêmica em torno do programa nuclear do Irã e cessar a pressão pela imposição de sanções. Após o fechamento do acordo, nesta manhã, Lula conversou com Sarkozy.

;Em nossa opinião, deve ser suficiente. Por que deve ser suficiente? Porque nós ouvimos todos, nós conversamos muito com os franceses, conversamos, aliás, o presidente acaba de falar até com o presidente Sarkozy;, disse Amorim.

Segundo o chanceler brasileiro, também houve diálogo com os norte-americanos, russos e chineses. ;Conversamos muito com os americanos, conversamos muito com os russos, os chineses;, disse o chanceler. ;É claro que nós não estávamos negociando em nome deles. Nós negociamos com a consciência das questões e preocupações que eles tem.;

Pelo acordo, o Irã vai enviar o urânio enriquecido a 3,5% para a Turquia. Em um prazo de 12 meses, deverá receber da Turquia o urânio enriquecido a 20%. O processo deve ser acompanhado por inspetores dos dois países. Com isso, as autoridades esperam que sejam encerradas as desconfianças em torno do programa nuclear iraniano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação