Mundo

Avião cai no Afeganistão com 43 pessoas a bordo, sendo 6 estrangeiros

Agência France-Presse
postado em 17/05/2010 13:18
Um avião de passageiros que fazia uma rota interna caiu nesta segunda-feira (17/5) no norte do Afeganistão com 43 pessoas a bordo, entre elas seis estrangeiros, e Cabul pediu ajuda da força da Otan para localizar a aeronave e possíveis sobreviventes.

"Um avião caiu nas montanhas de Salang com 38 passageiros e cinco tripulantes a bordo", declarou à AFP o porta-voz do Ministério do Interior, Zemaray Bashary.

O Ministério do Interior informou que estrangeiros viajavam a bordo desse voo, mas não indicou os nomes.

Mas, segundo a lista de passageiros que embarcaram, da qual a AFP obteve uma cópia com a companhia, seis estrangeiros, entre eles uma mulher, estavam a bordo do voo da companhia particular Pamir Airways.

A embaixada britânica em Cabul confirmou durante a noite à AFP que três de seus cidadãos estavam a bordo do avião.

As más condições meteorológicas podem ter causado o acidente com o Antonov 24, segundo a porta-voz do Ministério dos Transportes, Yalda Natiq.

O avião caiu nas montanhas de Salang, situadas na província de Parwan, no nordeste de Cabul. O Antonov 24 é uma aeronave produzida na antiga União Soviética com hélices que podem transportar até quarenta passageiros.

O avião perdeu contato 37 minutos depois de ter decolado do aeroporto de Kunduz, segundo o ministro dos Transportes, Mohammad Batash.

"O avião decolou de Kunduz às 08h30 (01h00 de Brasília), mas perdeu contato às 09h07 (01h37 de Brasília) e acreditamos que tenha caído nas montanhas de Salang", disse Batash.

"Não podemos descartar nenhuma das causas habituais dos acidentes como o mau tempo, uma falha técnica, um raio ou até mesmo um atentado", disse.

Mais de 100 policiais e cem moradores da área começaram a percorrer as montanhas.

"Pedimos a nossos colegas da Força Internacional da Otan (Isaf) que nos ajudem a localizar o local, utilizando seus drones", aviões sem piloto, disse o porta-voz do Ministério do Interior.

A Otan enviou um avião de reconhecimento e vigilância Liberty ao local. Dois helicópteros também foram para a região da queda do avião à tarde e outros helicópteros estavam prontos para decolar para resgatar possíveis sobreviventes.

"As más condições meteorológicas prejudicam as buscas aéreas", ressaltou a Otan.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação