Mundo

Rússia saúda acordo nuclear iraninao e pede novas consultas

Agência France-Presse
postado em 17/05/2010 13:21
O presidnte russo, Dimitri Medvedev, saudou nesta segunda-feira (17/5) o acordo sobre o tema nuclear obtido pelo Irã com ajuda do Brasil e da Turquia, amas afirmou que ainda são necessárias novas consultas para resolver as questões ainda sem resposta.

"Devemos realizar imediatamente consultas com todas as partes interessadas, incluindo o Irã, e depois ver o que será preciso fazer", acrescentou durante uma coletiva de imprensa em Kiev, capital da Ucrânia, onde se encontra de visita.

Irã, Brasil e Turquia assinaram nesta segunda-feira um acordo para a troca de urânio iraniano por combustível nuclear enriquecido a 20% em território turco, com o objetivo de superar a crise provocada pela política de enriquecimento de urânio de Teerã.

O acordo foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos três países na presença dos presidentes iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O projeto, resultado da mediação do Brasil, foi elaborado ao fim de 18 horas de negociações.

Na sexta-feira, Medvedev se mostrou pouco otimista quanto às possibilidades do colega brasileiro conseguir em Teerã um compromisso sobre seu programa nuclear.

Medvedev fez essas declarações depois de uma reunião, em Moscou, com Lula, num encontro em que os dois presidentes também abordaram a reforma do sistema financeiro internacional e o reforço da cooperação entre estas duas economias emergentes.

Medvedev classificou de "talvez a última oportunidade" antes da adoção de sanções a missão de Lula em Teerã.

Medvedev disse ainda que a visita de Lula a Teerã tem 30% de chances de ser bem sucedida.

"Visto que meu amigo Lula é um otimista, eu também vou ser otimista: vejo uns 30% de chances", declarou Medvedev, a ser indagado sobre as chances de sucesso que terá a visita do presidente brasileiro ao Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação