Jornal Correio Braziliense

Mundo

Acordo com Irã: Lula e Erdogan voltarão a se reunir na terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan voltarão a se reunir nesta terça-feira (18/5), em Madri, depois de terem trabalhado juntos, em Teerã, para convencer o Irã a aceitar uma proposta de troca de seu combustível nuclear, segundo a agenda do chefe de Estado brasileiro.

Lula chegará nas últimas horas da tarde desta segunda a Madri para participar em uma cúpula entre a União Europeia e a América Latina. Erdogan também foi convidado para esse encontro enquanto chefe de Governo de um país que negocia sua adesão à UE.

A reunião Lula-Erdogan está prevista para as 13H30 (de Brasília).

Irã, Brasil e Turquia assinaram nesta segunda-feira um acordo para a troca de urânio iraniano por combustível nuclear enriquecido a 20% em território turco, com o objetivo de superar a crise provocada pela política de enriquecimento de urânio de Teerã.

O acordo foi assinado pelos ministros das Relações Exteriores dos três países na presença dos presidentes iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O projeto, resultado da mediação do Brasil, foi elaborado ao fim de 18 horas de negociações.