Mundo

Obama sanciona lei Daniel Pearl sobre liberdade de imprensa

Agência France-Presse
postado em 17/05/2010 14:09
O presidente americano, Barack Obama, sancionou nesta segunda-feira (17/5) uma lei sobre liberdade de imprensa batizada de Daniel Pearl, na presença da família do jornalista americano assassinado no Paquistão em 2002.

Em uma curta cerimônia realizada no Salão Oval da Casa Branca, Obama assinou a iniciativa, que exige que o Departamento de Estado descreva com mais detalhes - em seu relatório anual sobre direitos humanos - a situação da liberdade de imprensa em todos os países do mundo e identifique aqueles que a violam.

Essa lei "envia uma forte mensagem sobre nossos valores essenciais relacionados à liberdade de imprensa", afirmou Obama, rodeado de familiares de Pearl, entre eles seu filho de sete anos, nascido três meses depois do assassinato do repórter.

Pearl, que era correspondente do Wall Street Journal em Karachi, foi sequestrado em 23 de janeiro de 2002, quando investigava as redes islâmicas. Seu cadáver foi descoberto um mês depois em Karachi, quando seus assassinos divulgaram um vídeo no qual ele aparecia sendo degolado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação