Mundo

Presidente colombiano alerta sobre perigo de grupos terroristas

postado em 17/05/2010 16:29
Na reta final do seu governo, o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, advertiu nesta segunda-feira (17) que os grupos terroristas têm a capacidade de transformar ;alguns países em idiotas úteis;. Sem citar nomes nem mencionar exemplos, Uribe alertou que os guerrileiros conquistam simpatias por meio de elogios e pedidos de apoio, depois se utilizam disso para agir. Ao longo de dois mandatos, o presidente enfrentou as Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc).

;O terrorismo é uma doença que se espalha, se não a enfrentarmos. Além disso, o terrorismo pode converter alguns países em idiotas úteis. Primeiro, o lisonjeiam, procurando abrigo, e depois acabam por sacrificar [essas nações];, disse Uribe. As informações são do site da Presidência da República da Colômbia.

Uribe fez o comentário ao receber o prêmio destinado ao mais proeminente líder da década na América Latina, concedido pelo Intereconomía Grupo de Espanha. Segundo ele, a afirmação vale para vários grupos terrorista, incluindo o Pátria Basca e Liberdade (ETA) ; que defende a separação da região Basca da Espanha ; e o Exército Republicano Irlandês (IRA) ; que luta pela separação da Irlanda do Norte do Reino Unido.

;Em várias ocasiões, disse que houve uma espécie de intercâmbio de tecnologias fatal entre estes [vários] criminosos de grupos terroristas internacionais;, disse Uribe. ;Eu ainda era candidato [à Presidência da República] e eu ouvi que havia dispositivos explosivos criados por esses grupos internacionais, como a ETA e o IRA;, afirmou. ;Assim deve ser um compromisso de toda a humanidade pela luta contra o terrorismo;.

No último dia 13, o governo Uribe anunciou que 350 mil homens da Polícia Nacional, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica irão garantir a segurança para os eleitores de todo país. No próximo dia 30, os colombianos vão às urnas para escolher o sucessor do atual presidente da República. Há informações, confirmadas pelo Ministério da Defesa, de ameaças atribuídas às Farc.

Os principais candidatos que concorrem às eleições na Colômbia são Antanas Mockus e Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa de Uribe. Ambos, de acordo com pesquisas recentes, teriam números muito próximos de intenções de voto indicando que deverá ocorrer empate técnico entre eles.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação