Mundo

Presidente da Argentina pede em Madri que Europa não discrimine imigrantes

postado em 18/05/2010 08:08
Na abertura da 4; Cúpula América Latina e Caribe ; União Europeia, na capital espanhola, a presidente da Argentina e do Mercosul, Cristina Kirchner, reclamou que a Europa culpa os imigrantes pela crise e pediu que não haja ações discriminatórias contra estrangeiros que vivem na região.

Líderes de 60 países participam da reunião, que pretende ampliar as relações entre as regiões. Em seu discurso, o presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, reafirmou que a saída para o crescimento econômico dos países é a abertura comercial e não a fronteira.

"A capacidade para o crescimento econômico e, portanto, a política social, está na abertura, na liberalização, e não na fronteira".

Zapatero também lembrou de desastres naturais na América Latina ; no Haiti, em janeiro, e no Chile, em fevereiro - e disse que os países reafirmam o seu compromisso de apoio às duas regiões.

As catástrofes também foram citadas pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. Depois de reconhecer que esse tipo de desastre é incontrolável, ele destacou a importância do trabalho de prevenção.

O primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, deve fazer um balanço da situação do país. O Haiti tem recebido ajuda do mundo todo para a reconstrução. O terremoto de janeiro matou mais de 200 mil pessoas e afetou 1,3 milhão de haitianos.

Para o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, a chave para o desenvolvimento da América Latina e Caribe é a responsabilidade social. ;Milhões continuam na pobreza e esse é o desafio para acabar com os problemas na região;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação