Mundo

Londres afirma não ter dúvidas sobre a soberania britânica das Malvinas

Agência France-Presse
postado em 18/05/2010 10:38
O governo britânico reiterou nesta terça-feira (18/5) que não tem dúvidas sobre a soberania britânica das ilhas Malvinas e descartou que possam ser retomadas negociações sobre este assunto, a não ser que sejam pedidas pelos habitantes, em resposta a um pedido da presidente da Argentina.

"Não temos dúvidas a respeito de nossas soberania sobre as ilhas Falkland (denominação britânica das Malvinas)", declarou o secretário de Estado para a América Latina, Jeremy Browne, em um comunicado difundido em Londres.

"O princípio de autodeterminação exposto na Carta das Nações Unidas se impõe. Não pode haver negociação sobre a soberania caso e até o desejarem os habitantes da ilha", enfatizou.

Browne divulgou o comunicado pouco depois que a presidente argentina, Cristina Kirchner, pediu ao governo britânico o reinício das negociações sobre a soberania das Ilhas Malvinas, em seu discurso inaugural da cúpula euro-latino-americana de Madri.

A Argentina reivindica a soberania das Malvinas (Falkland, para os ingleses), tomadas à força pelo Reino Unido desde 1883 e alvo de uma guerra entre os dois países em 1982, que resultou na vitória das tropas britânicas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação