Mundo

Dezoito soldados, entre eles 5 americanos, morrem no Afeganistão

Agência France-Presse
postado em 18/05/2010 15:48
Um atentado suicida com carro-bomba contra as forças da Otan em Cabul deixou pelo menos 18 mortos, entre eles cinco soldados americanos e um canadense, no ataque mais mortífero perpetrado na capital afegã desde fevereiro de 2009. Os talibãs reivindicaram o ataque em uma ligação telefônica à AFP.

"Seis soldados internacionais morreram e vários ficaram feridos nesta manhã, quando um carro conduzido por um kamicase explodiu próximo de um comboio da ISAF (força da Otan no Afeganistão) e de veículos civis na estrada para Darulaman", indicou o comunicado da Otan. Um porta-voz da organização informou à AFP que cinco dos seis soldados eram americanos.

[SAIBAMAIS]O ministério da Defesa do Canadá confirmou posteriormente que o sexto soldado morto é um canadense. Trata-se do 145; militar do Canadá no Afeganistão desde o envio do contingente em 2002. No atentado também morreram e ficaram feridos civis afegãos. Durante a noite, a Otan anunciou a morte de uma militar no sul do país, a sétima baixa neste dia negro para as forças internacionais.

Contagem de mortos
Um total de 209 militares das forças internacionais morreram neste ano na guerra do Afeganistão, segundo uma contagem feita pela AFP a partir do site icasualties.org. Neste mesmo período, 130 soldados americanos perderam a vida.

O atentado desta terça-feira (18/5) ocorreu pouco depois das 8h locais (0h30 de Brasília) nas imediações do palácio Darul-Aman, em uma das principais vias que levam ao centro de Cabul, a oeste da capital. Cinco veículos da Otan e uma dezena de veículos civis foram danificados pela explosão.

Os restos queimados de um micro-ônibus, de um ônibus, de veículos esportivos e de um Humvee estavam espalhados no local da explosão. No bairro também se encontram o parlamento, o museu nacional, um hospital administrado por ocidentais e uma universidade americana. "Reivindicamos este ataque. O ataque, um atentado suicida com carro-bomba, foi perpetrado por nosso mujahidin (combatente da guerra santa", anunciou por telefone à AFP um porta-voz do comando dos insurgentes, Zabihullah Mujahid.

O ataque era dirigido aos "invasores da Otan", segundo este porta-voz, que falou por telefone de um local desconhecido.

Os talibãs, cuja insurreição se intensificou nos últimos dois anos, lançam cada vez mais ataques suicidas audazes no centro de Cabul, que a princípio seria o lugar mais protegido do país.

O comando dos talibãs afegãos anunciou recentemente o lançamento de uma série de operações de "jihad" (guerra santa) - ataques, atentados e assassinatos - contra as forças da Otan e, de maneira mais geral - contra os estrangeiros presentes no Afeganistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação