Mundo

Justiça dos EUA ordena deportação de ex-nazista à Áustria

Agência France-Presse
postado em 18/05/2010 17:55
Um juiz federal americano ordenou nesta terça-feira (18/5) a deportação para a Áustria de Anton Geiser, de 85 anos, que admitiu ter sido guarda nos campos de concentração nazistas de Sachsenhausen e Buchenwald na Segunda Guerra Mundial, anunciou o Departamento de Justiça.

Geiser chegou aos Estados Unidos em 1956, proveniente da Áustria, e foi naturalizado seis anos depois, até que em 2006 foi retirada sua cidadania.

"Durante um processo no qual foi retirada sua cidadania americana, em 2006, admitiu sob juramento que foi guarda do campo de concentração de Sachsenhausen, próximo a Berlim, durante grande parte do ano de 1943", afirmou um comunicado do Departamento.

Na mesma audiência reconheceu também ter "sido guarda no campo de concentração de Buchenwald desde a metade de novembro de 1943 até o dia 11 de abril de 1945", acrescentou a nota.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação