Mundo

Petrobras e estatal portuguesa devem assinar novos acordos em Lisboa

postado em 19/05/2010 11:34
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra na tarde desta quarta-feira (19/5), em Lisboa, com o primeiro-ministro português, José Sócrates, e com o presidente Aníbal Cavaco Silva, pouco antes da abertura da reunião de cúpula entre o Brasil e Portugal.

Uma série de acordos serão assinados durante o encontro, centrados na crescente cooperação entre os dois países. Um dos temas mais relevantes a serem tratados no encontro, segundo o governo português, são os novos acordos entre a Petrobras e a estatal portuguesa de petróleo, a Galp. As duas empresas estão avançando em projetos conjuntos de prospecção de petróleo em águas profundas no Brasil e também na produção e distribuição de biocombustíveis para o mercado europeu.

Nesta semana, em visita às obras de ampliação da Galp na localidade de Sines - o maior projeto industrial português da atualidade - o primeiro-ministro José Sócrates disse que a estatal de petróleo tem o objetivo de atender a necessidades do mercado nacional, reduzindo as importações e aumentando as exportações. A obra em Sines empregará 5 mil pessoas, até o final do ano.

Também são esperados, durante a 10; Cimeira Brasil e Portugal, acertos para a realização de projetos nas áreas de ciência, tecnologia e energias renováveis. Outra expectativa diz respeito à aproximação de empresários brasileiros e portugueses para associações em futuros negócios relacionados à realização, no Brasil, da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Estratégias para a maior projeção internacional da língua portuguesa e a organização de eventos culturais e artísticos em 2011 e 2012 também fazem parte da agenda de hoje em Lisboa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação