Mundo

Sucesso do acordo com o Irã depende da disposição da ONU para negociar, diz Lula

postado em 19/05/2010 12:39
Madri - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (19/5) que depende do Conselho de Segurança da ONU sentar com disposição de negociar o acordo que Brasil e Turquia conseguiram com o Irã. ;Se sentar sem querer negociar, vai voltar tudo à estaca zero;.

Segundo Lula, o acordo é ;exatamente o que os Estados Unidos queriam fazer há cinco, seis meses;. Ontem, os Estados Unidos entregaram ao Conselho de Segurança da ONU uma proposta de sanções ao Irã, com o apoio dos outros países que têm vaga permanente no grupo.

Lula tem falado pouco sobre o acordo. Depois que voltou de Teerã e foi para Madri, apenas comentou em discursos a repercussão da promessa feita pela República Islãmica. Ao responder a jornalistas sobre a mudança de posição da Rússia e China, que deram apoio ao acordo e depois ficaram do lado norte-americano sobre as sanções, Lula se limitou a dizer que ;são grandes amigos;.

Ao discursar no seminário Aliança para Nova Economia Global;, o presidente brasileiro criticou a ONU e disse não concordar com a atual governança global. ;Apesar de 140 países terem assinado a reforma das Nações Unidas, quem já está sentado na cadeira não quer mudar;, destacou.

Lula ainda disse que há países que defendem que a ONU não seja fortalecida. Para ele, há quem pense que quanto mais fraca forem as Nações Unidas, mais decisões serão unilaterais, predominando a idéia dos países mais fortes. E concluiu: ;Se a ONU continuar assim, nós vamos ter problema sério de governança global;.

Também sobraram críticas para os países que não socorreram rapidamente a Grécia. O presidente brasileiro disse não entender como países, como a Alemanha, demoraram tanto tempo para resolver o problema do vizinho grego.

Ele defendeu o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, diante da recessão econômica que o país vive. O presidente afirmou que os responsáveis não assumem a culpa. ;Essa crise é mais profunda. O responsável por essa crise finge que não é com ele;, disse.

Lula alertou que a crise na região ainda não passou e não se sabe os seus efeitos. Ele comparou a situação com o vulcão da geleira Eyjafjallajoekull, no norte da Europa: ;A crise tá que nem o vulcão na Islândia: todo dia soltando um pouquinho de fumaça preta, atrapalhando o [tráfego] aéreo;.

O seminário do qual Lula participou em Madri reuniu empresários, políticos e intelectuais espanhóis e serviu para atrair investidores para o país. Lula deu garantias de que as eleições no Brasil não vão desviar a política econômica adotada.

;Tenho a convicção de que vou eleger a minha candidata;, referindo-se a Dilma Rousseff, pré-candidata à presidência pelo PT. Para ele, ;essa ex-guerrilheira pode ser a próxima presidente da República;.

Logo em seguida, também se lembrou dos outros candidatos. Afirmou que Marina Silva já foi de seu partido e também ministra do governo. Sobre o candidato tucano, Lula disse todos o conhecem por aqui: ;O Serra, apesar de ser do PSDB, é amigo de todo mundo aqui;.

Ele concluiu, tranquilizando os investidores espanhóis: ;Acho que será muito difícil quem ganhar as eleições mudar o Brasil para que volte ao que era antes, não existe espaço. O Brasil aprendeu a ser sério;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação