Agência France-Presse
postado em 19/05/2010 15:53
Estados Unidos e Cuba mantêm um diálogo sobre o derramamento de petróleo no Golfo do México, que se aproxima do estado da Flórida e, segundo especialistas, poderá atingir a costa cubana, informou nesta quarta-feira um porta-voz do Departamento de Estado americano."Posso confirmar que está ocorrendo (um diálogo) de trabalho", confirmou o porta-voz Gordon Duguid.
No entanto, o porta-voz disse não ter maiores detalhes das conversas, sobre quando elas foram iniciadas e onde ocorrem.
Uma parte do enorme vazamento de petróleo no Golfo do México, que ocorre desde a explosão da plataforma de Deepwater Horizon no fim de abril, entrou em uma corrente marítima e poderá chegar, em uma semana, à costa da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos e muito próximo a Cuba.
Especialistas advertiram que a mancha de óleo poderá atingir a costa norte do país caribenho.
Estados Unidos e Cuba não têm relações diplomáticas há mais de meio século, apesar de terem mantido recentemente diálogos pontuais sobre temas como imigração e trabalho de resgate após o terremoto do Haiti.
Apesar de Barack Obama ter tentado uma aproximação com Havana depois de chegar ao poder, nos últimos meses ambos os governos voltaram a endurecer o tom.
O líder cubano Fidel Castro, em um de seus artigos na imprensa, afirmou que o desastre de petróleo no Golfo do México mostra o poder das companhias, que são "quem decide o destino da população" nos Estados Unidos e na Europa.