postado em 19/05/2010 16:17
O presidente da República em exercício, José Alencar, disse nesta quarta-feira (19/5) acreditar que o Irã cumprirá o acordo sobre a transferência do urânio firmado com o Brasil e a Turquia. Para ele, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, é responsável e demonstra ter boa vontade.;Eu prefiro considerar o Irã como um país de responsabilidade, porque o Irã é berço da civilização ocidental, um país de milhares de anos, e, além disso, há uma boa vontade;, disse Alencar ao chegar ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde será submetido a uma sessão de quimioterapia como parte do tratamento contra um câncer no abdômen.
Para o presidente em exercício, a defesa pelo diálogo por parte do Irã, do Brasil e da Turquia é positiva. ;É um bom isolamento, a favor do diálogo, e o diálogo é bom.; Segundo ele, a intermediação do processo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, surtirá bons efeitos. ;[O Brasil] fez muito bem; e ;mostrou mais uma vez que é a favor da paz;, de acordo com Alencar.
Pelo acordo, o Irã se compromete a transferir o urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia. Em troca, no prazo de até um ano, receberá urânio enriquecido a 20%. Porém, os integrantes permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas definiram ontem (18) um esboço de resoluções que pode levar à adoção de sanções contra os iranianos por desconfiarem de que eles escondam a produção de armas atômicas.