Mundo

Colômbia registra redução de casos de sequestros no país

postado em 19/05/2010 18:31
A Colômbia registrou queda no número de sequestros no país. Os dados são do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) que aponta que na última década os números chegaram a 3,5 mil casos por ano. Mas de janeiro a abril de 2010 foram identificados apenas 213 sequestros no país, o que projetado para todo o ano daria pouco mais de 600 casos no ano.

O vice-presidente da República da Colômbia, Francisco Santos Calderón, afirmou que desde que o presidente Álvaro Uribe ; cujo mandato está prestes a acabar ; assumiu o governo, em 2000, houve uma redução de 93% nos percentuais de sequestros no país. Calderón atribui às Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) a maior parte da responsabilidade pelos sequestros.

Segundo Calderón, ainda há 20 policiais e militares mantidos reféns pelas Farc. Paralelamente, ele afirmou que todos os números de sequestros caíram no país.

Desde 2000, as Nações Unidas apoiam o Grupo de Ação Unificada para a Liberdade Pessoal. O grupo é formado por profissionais capazes de realizar as operações de resgate de reféns e desmantelamento das organizações criminosas.

De acordo com o Unodc, os efeitos positivos do trabalho realizado pelo Gaula levou o grupo a transferir conhecimento para profissionais de fora da Colômbia na tentativa de reduzir as taxas de sequestro em países latino-americanos. A avaliação ocorreu durante discussões realizadas hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação