Mundo

Obama reconhece esforço de Brasil e Turquia sobre Irã

Agência France-Presse
postado em 19/05/2010 20:52
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou por telefone nesta quarta-feira (19/5) com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, "para reconhecer o esforço de Brasil e Turquia visando resolver a crise nuclear iraniana", revelou a Casa Branca.

"O presidente Obama conversou hoje, por telefone, com o primeiro-ministro Erdogan e reconheceu os esforços de Turquia e Brasil" nas negociações sobre a questão nuclear iraniana, informou a Casa Branca em um comunicado.

Obama manifestou "a preocupação contínua e fundamental da comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano, e o fato de que o Irã não respeita suas obrigações internacionais".

Os Estados Unidos seguiram promovendo nesta quarta-feira, nas Nações Unidas, um novo pacote de sanções contra Teerã por seu programa nuclear, apesar da resistência de Brasil e Turquia, favoráveis ao diálogo.

Brasília e Ancara lideraram um esforço diplomático para evitar as sanções contra a República Islâmica, baseado no intercâmbio, em território turco, de 1.200 kg de urânio levemente enriquecido (a 3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado ao reator de pesquisas nuleares de Teerã.

O pacote de sanções, apoiado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, prevê sérias restrições ao Irã, que ficará proibido de investir no exterior em certas atividades sensíveis, terá seus navios inspecionados em alto-mar, e sofrerá um embargo sobre a compra de armas pesadas, entre outras medidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação