Mundo

Primeira central nuclear do Irã entrará em funcionamiento até agosto

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 09:33
A primeira central nuclear do Irã, construída pela Rússia em Bushehr, sul do país, "entrará em funcionamento até agosto, anunciou em Moscou o diretor geral da Rosatom, a agência russa de energia atômica, Sergei Kirienko.

"Acreditamos que a central nuclear de Buchehr entrará em serviço em agosto, se tudo acontecer de acordo com o previsto", declarou Kirienko, citado por agências russas.

Os preparativos da ONU para uma nova resolução de sanções contra o Irã não tem nenhuma influência no projeto da central em Buchehr, completouK irienko.

A construção da central terminou oficialmente em fevereiro e a Rússia já entregou o combustível nuclear necessário para o funcionamento.

Mas ainda falta o lançamento "técnico", para testar os equipamentos, uma fase prévia ao lançamento de energia, para a produção de eletricidade.

O projeto Bushehr foi iniciado pela empresa alemã Siemens antes da revolução de 1979 e interrompido durante a guerra do Irã com o Iraque, que começou em 1980.

Em 1994, a Rússia retomou o projeto que, segundo a agenda inicial, deveria ter sido concluído em 1999.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação