Mundo

Fariñas espera proposta de Igreja para reconsiderar greve de fome

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 14:41
O jornalista opositor cubano Guillermo Fariñas, em greve de fome há 86 dias para exigir a liberação de presos políticos, disse nesta quinta-feira que espera uma proposta da Igreja Católica para reconsiderar seu protesto.

"Não queremos nos adiantar, vamos esperar pela proposta e depois decidiremos a conduta a seguir", disse Fariñas à AFP por telefone, a partir do hospital de Santa Clara, 280 km a leste de Havana, onde está internado.

Fariñas, psicólogo e jornalista de 48 anos, iniciou a greve de alimentos e líquidos um dia após a morte do preso Orlando Zapata.

O opositor pede a libertação de 26 presos políticos - de um total de 200, segundo a oposição - em mau estado de saúde, mas não descartou reconsiderar sua exigência dependendo do resultado da negociação da Igreja.

Fariñas afirmou que recebeu na terça-feira a visita de dois padres, emissários do cardeal Jaime Ortega, que pediram que tivesse "calma", já que há discussões entre as hierarquias máximas do Governo e da Igreja sobre a situação dos presos, e afirmaram que voltariam com uma proposta concreta.

Um comunicado oficial informou nesta quinta-feira que o presidente Raúl Castro recebeu na quarta-feira o monsenhor Ortega e o presidente da Conferência Episcopal e arcebispo de Santiago de Cuba, Dionisio García, com quem tratou da "atual situação nacional e internacional".

Monsenhor Garcia revelou nesta quinta-feira à AFP que o tema dos presos políticos foi tratado na reunião com Raúl Castro, que - disse - mostrou disposição "de resolver a situação e o problema" dos presos.

Os sacerdotes "disseram que as autoridades sabem que os 26 têm problemas de saúde. As autoridades não estão interessadas que eles morram na prisão. Eles não querem que morram na prisão, e a oposição também não quer", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação