Mundo

Lula critica países que rejeitam acordo do Brasil e da Turquia com o Irã

postado em 20/05/2010 15:54
Brasília - O acordo feito pelo Brasil e pela Turquia com o Irã sobre o enriquecimento de urânio é o que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas buscava há seis meses, disse nesta quinta-feira (20/5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao participar do encerramento da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele também criticou os países que não aceitaram a negociação com o governo iraniano.

;Conseguirmos que o Irã fizesse aquilo que o Conselho de Segurança queria que fosse feito há seis meses. É muito engraçado que algumas pessoas não gostaram que o Irã tenha aceitado uma proposta;, disse, ao discursar para os prefeitos.

[SAIBAMAIS]Lula disse que agora espera que a contribuição dada por Brasil e Turquia tenha resultados. ;A verdade é que o Irã, que era vendido para todo mundo com se fosse o demônio, resolveu sentar na mesa de negociações. Quero ver se os outros vão cumprir aquilo que havia sido negociado.;.

O presidente afirmou ainda que muita gente não sabe fazer política se não tiver um ;inimigo;. Destacou que ele prefere fazer política construindo amigos, em referências às negociações do Brasil com o Irã.

Na última segunda-feira (17), Brasil e Turquia fecharam um acordo com o Irã pelo qual o país enviará urânio enriquecido a 3,5% para a Turquia. Em troca, os iranianos receberão, no prazo de 12 meses, urânio enriquecido a 20%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação