Mundo

Filha de Fujimori oficializa seu partido em primeiro passo para candidatura à Presidência

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 16:01
A congressista Keiko Fujimori, filha do ex-mandatário Alberto Fujimori, hoje preso, deu seu primeiro passo como candidata para a eleição presidencial do ano que vem com a apresentação de seu partido político em um ato público.

Nesse ato em Lima na noite de quarta-feira, Keiko Fujimori, prestes a completar 35 anos, oficializou seu partido ;Força 2011; e, com isso, sua aspiração à Presidência peruana.

Keiko inicia sua campanha sob a sombra de seu pai, presidente do Peru entre 1990 e 2000, que está preso em um batalhão policial em Lima, condenado a uma sentença de 25 anos de prisão por violação dos Direitos Humanos e corrupção. Mas ainda assim a candidata pôde exibir dois elementos positivos nos últimos dias.

O primeiro é uma pesquisa da empresa Datum, divulgada na quarta-feira, indicando que para as eleições de abril de 2011, Keiko é a segunda nas intenções de voto com 20%, atrás do prefeito de Lima, Luis Castañeda (22%), e à frente do nacionalista Ollanta Humala (16%) e do ex-presidente Alejandro Toledo (12%).

Segundo a sondagem, o ;Força 2011; é o partido com o qual as pessoas se identificam mais (15% dos peruanos), contra 12% do Nacionalismo de Humala e 9% do Solidariedade Nacional, de Castañeda.

O segundo ponto foi uma declaração do presidente peruano Alan García, que disse que é preciso diferenciar Keiko de seu pai. "Uma coisa é (Alberto) Fujimori, com um golpe de Estado, e Vladimiro Montesinos (seu chefe de Inteligência) por trás, manipulando tudo. Outra é a nova geração, que não necessariamente terá que violar as liberdades", disse García.

Depois de ter dito no ano passado que perdoaria seu pai se chegasse à Presidência, a candidata agora prefere manter uma certa distância para o ex-presidente. "Quem está assumindo toda a responsabilidade pelo fujimorismo sou eu, e Alberto Fujimori está preso. Suas sugestões são bem recebidas, mas, se for eleita presidente, quem assumirá o comando como presidente serei eu", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação