Mundo

Mujica completa 75 anos e diz que 'destravou' comércio com Argentina

Agência France-Presse
postado em 20/05/2010 19:21
O presidente do Uruguai, José Mujica, que nesta quinta-feira (20/5) completa 75 anos, disse que o problema das restrições da Argentina aos produtos alimentícios uruguaios foi resolvido.

"Alguém da Presidência conversou esta manhã e destravou este assunto" com a Argentina, disse Mujica aos canais de televisão locais.

Sobre o bloqueio na fronteira realizado por ativistas argentinos há três anos e meio, em protesto contra a instalação de uma fábrica de celulose na margem uruguaia de um rio limítrofe, Mujica ironizou: "O que posso fazer? Declaro guerra à Argentina?"

Mujica receberá a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner no dia 2 de junho na residência presidencial de Anchorena (Colônia) para abordar a agenda bilateral.

Espera-se que Mujica participe na próxima semana das celebrações do Bicentenário da Revolução Independentista Argentina junto com outros presidentes latino-americanos.

Mujica, que na semana passada passou mal devido ao estresse, ressaltou ao completar 75 anos que "um ano a mais pouco importa", mas acrescentou que é "um dia a menos no relógio pessoal. São tantas as coisas que temos contra, que viver é quase um milagre".

Mujica, um ex-guerrilheiro que teve uma vida turbulenta, que inclui alguns ferimentos a bala e 14 anos de prisão em duras condições durante a ditadura (1973-1985), sofre de vasculite, uma doença imunológica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação