Agência France-Presse
postado em 21/05/2010 17:43
O grupo petroleiro BP revisou para baixo nesta sexta-feira (21/5) a quantidade de petróleo recuperado no Golfo do México, que passou a ser a metade do anunciado em dias anteriores, ou, 2.200 barris diários.O grupo britânico anunciou na quinta-feira que estava recuperando 5 mil barris diários graças ao canal submarino aberto até o poço acidentado, ao mesmo tempo em que admitiu, pela primeira vez, que o derramamento era superior a esses 5 mil barris.
Mas nesta sexta-feira, um porta-voz do grupo britânico, John Curry, indicou à AFP que a quantidade de petróleo recolhido havia caído pela metade. Ele explicou a divergência em função das flutuações do fluxo de petróleo que sai do poço, localizado a 1.500 metros de profundidade.
"Como dizemos desde o início, é muito difícil medir" o vazamento de petróleo, acrescentou Curry, em meio a fortes críticas à BP, proprietária da plataforma que afundou no Golfo do México, pela falta de esclarecimentos na avaliação do derramamento.
"O que mais nos preocupa antes de tudo é fazerparar o vazamento", disse Curry.
O petróleo começou a chegar na quarta-feira à costa da Louisiana, e as correntes marítimas levam a maré negra na direção da Flórida, que pode ser afetada nos próximos dias.