Agência France-Presse
postado em 21/05/2010 18:19
Pelo menos 23 pessoas foram mortas nesta sexta-feira e 55 ficaram feridas num atentado com carro-bomba contra um mercado popular de Khales, a 65 km ao norte de Bagdá, segundo números fornecidos pelo comando das operações militares de Baquba.Trata-se do ataque mais violento no Iraque desde 14 de maio passado, quando 25 pessoas encontraram a morte num duplo ataque durante partida de futebol em Tal Afar, 380 km ao norte de Bagdá.
O atentado de hoje foi registrado às 19h30, hora local (13h30 de Brasília).
"Policiais patrulham todos os dias o mercado, mas gostaria de perguntar como o carro-bomba pôde ter entrado em Khales", indaga Haytham Hussein al-Tamimi, ferido na perna e levado para o hospital da cidade.
Quarenta e duas pessoas haviam sido mortas no dia 26 de março e 65 ficaram feridas em dois atentados a bomba diante de um café e um restaurante de Khales.
Semana passada, o "ministro da Guerra" do Estado islâmico no Iraque, ligado à Al-Qaeda e que reúne várias organizações, anunciou o lançamento de campanha militar após a morte de dois chefes da rede, no final de abril, num bombardeio efetuado por forças iraquianas e americanas.