postado em 22/05/2010 13:08
Uma litografia de Pablo Picasso e quatro obras de outros artistas foram roubadas de uma casa em Marselha (sul), informou neste sábado uma fonte policial.
Na sexta-feira de manhã, um sexagenário aposentado cuja identidade não foi revelada abriu a porta de sua casa ao ouvir a campainha e dois indivíduos entraram no local, o atingiram e roubaram seus cinco quadros.
[SAIBAMAIS]Ainda não se sabe o valor do prejuízo, que será determinado por especialistas quando comprovarem a originalidade da litografia de Picasso, acrescentou a fonte.
Este fato ocorre um dia após o grande roubo de quinta-feira no Museu de Arte Moderna de Paris de cinco quadros de enorme valor de Picasso, Matisse, Modigliani, Braque e Léger, cujo custo foi calculado pela prefeitura parisiense em 100 milhões de euros.
Segundo outros especialistas, os quadros podem valer 200 milhões de euros e sua venda seria impossível, dada sua notoriedade.
Também em Marselha, no museu Cantini, foi roubado no dia 31 de dezembro sem violência um quadro de Degas intitulado "Os coristas" e calculado em 800 mil euros.
No fim de dezembro, 32 quadros, entre eles um Picasso, foram roubados da propriedade de um industrial francês em La Cadière d?Azur (sudeste), que ofereceu uma recompensa de 100 mil euros para quem recuperasse as obras.