Mundo

ONU condena incêndio a acampamento destinado a crianças palestinas na Faixa de Gaza

postado em 24/05/2010 16:49
O incêndio criminoso, registrado na madrugada de ontem (23), de um acampamento destinado a crianças palestinas na Faixa de Gaza foi alvo de protesto nesta segunda-feira (24) nas Nações Unidas. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lamentou o episódio e lembrou que acampamentos como o que foi destruído são uma das poucas oportunidades para crianças que vivem em permanente dificuldade.

Para Moon, atos como este têm o objetivo de intimidar e atingir os ;mais indefesos;, no caso, as crianças que serão incluídas no programa de verão do acampamento. De acordo com ele, as autoridades devem atuar para garantir que a ONU execute seus programas e consiga realizá-los sem obstáculos.

O acampamento, que estava em construção, foi queimado por um grupo de aproximadamente 30 pessoas por volta das 2h30 de domingo. O local se destinava ao lazer de verão para 250 mil crianças palestinas que vivem na Faixa de Gaza. A previsão era inaugurar o acampamento no dia 12 de junho.

O diretor da agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (cuja sigla em inglês é UNRWA), John Ging, também condenou o ocorrido. ;Foi um ato de vandalismo ligado ao extremismo e um ataque à felicidade das crianças;, disse. Segundo Ging, os atos não vão intimidar a ONU, nem prejudicar o andamento do projeto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação