postado em 25/05/2010 09:04
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta terça-feira (25/5) para Buenos Aires onde deve chegar no começo da tarde. Lula e mais seis presidentes da República participam das comemorações do Bicentenário da República da Argentina. A festa inclui um rito previsto para as 17 horas desta terça-feira quando Lula, a presidente argentina, Cristina Kirchner e mais cinco chefes de Estado vão caminhar da Casa Rosada (sede do governo) ao Cabildo (antiga administração colonial argentina).Confirmaram presença nos festejos de hoje os presidentes Evo Morales, da Bolívia; Fernando Lugo, do Paraguai; José Mujica, do Uruguai; e Sebastián Piñera, do Chile. À noite, Kirchner vai oferecer um jantar aos presidentes. Também foram convidados artistas, intelectuais, atletas e representantes de organizações não governamentais e sindicais.
Mas as celebrações do bicentenário ocorrem na Argentina desde a semana passada. Ontem (24/5) a Avenida 9 de Julho, a principal de Buenos Aires, transformou-se em palco para 120 artistas. O Calçadão do Bicentenário, uma extensa faixa na avenida, foi coberto por estandes de países latino-americanos e telões para exibições artísticas, além de locais para a venda de objetos e comida típicos.
Um dos destaques da festa ontem foi a inauguração e apresentação no telão de um vídeo sobre os 102 anos do Teatro Colón. O local é motivo de orgulho para os argentinos. Neste teatro nomes internacionais se apresentaram, como Maria Callas e Plácido Domingo. Com capacidade para 3 mil pessoas, o teatro estava em reforma desde 2006. A decoração em dourado e vermelho mistura estilos.
O governo de Cristina Kirchner decretou feriado hoje. O transporte público em Buenos Aires será gratuito para facilitar o deslocamento da população aos diversos pontos da capital onde serão promovidas as cerimônias e os espetáculos em comemoração ao bicentenário. Mas também foram organizadas celebrações no interior do país.