Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário-geral da ONU visita o Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chega na quinta-feira (27/5) ao Brasil. Ele participa do 3; Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas, no Rio de Janeiro. Em pauta o tratamento discriminatório a muçulmanos e latinos nos países desenvolvidos, além da busca de um acordo de paz que encerre o impasse entre palestinos e israelenses. Moon aproveita a visita para conhecer de perto a realidade das comunidades mais pobres do Rio.

Nos dois dias que ficará no Rio, Moon já agendou visitas e conversas na comunidade Babilônia e Chapéu Mangueira. Ele quer conversar com líderes comunitários e adolescentes que vivem nestas áreas. Em outro momento vai prestar homenagem aos 18 militares brasileiros que morreram no Haiti em decorrência do terremoto do último 12 de janeiro que destruiu o país.

Moon também vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades estrangeiras que estarão no Rio para participarem do fórum. As reuniões ocorrem no momento em que a comunidade internacional discute o acordo sobre a troca de urânio do Irã. Para o Brasil, um dos intermediadores do processo, o acordo é o meio para evitar a imposição de sanções contra os iranianos.

Pelo acordo, o Irã se compromete a enviar urânio levemente enriquecido para a Turquia, que atuará como depositário do material. Em troca, os iranianos receberão o urânio enriquecido a 20%, apropriado para servir como alimento para os reatores nucleares. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, garante que o programa nuclear é pacífico e afasta a hipótese de produção de armas atômicas.

Os Estados Unidos lideram no Conselho de Segurança da ONU campanha pela aprovação de sanções contra o Irã. Para os norte-americanos, os iranianos escondem a produção secreta de armas atômicas.

Moon retorna ao Brasil depois quase três anos sem vir ao país. Em novembro de 2007, o secretário-geral reuniu-se com Lula, visitou a Floresta Amazônica e esteve em uma usina de álcool na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo.