postado em 25/05/2010 22:08
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta terça-feira (25) uma carta aos presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da Rússia, Dmitri Medvedev, pedindo apoio ao acordo assinado entre o Irã, o Brasil e a Turquia no último dia 7, em Teerã. Carta com o mesmo teor, foi enviada ontem (24) ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.A informação foi divulgada agora há pouco pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, durante entrevista na casa do embaixador do Brasil em Buenos Aires, Enio Cordeiro. Segundo o ministro, na carta, o presidente Lula diz que se houver uma resposta positiva do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã sobre o acordo assinado no dia 7, "cria-se um círculo virtuoso para novas conversações".
Pelo acordo, o Irã enviará 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido a 3,5% para a Turquia e, em troca, receberá o produto enriquecido a 20% para uso em pesquisas médicas.
Amorim reiterou que o acordo de Teerã atende aos pedidos feitos pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea). "Nós fizemos nossa tentativa", disse o ministro, "Foi um acordo muito conversado e nos orgulhamos muito. Seu objetivo foi criar um clima de confiança internacional. Pode não resolver todo o problema da energia nuclear no Irã, mas abre possibilidades para conversações".
O presidente Lula encerrou sua participação das comemorações pelo Bicentenário de Independência da Argentina e está a caminho da base aérea de Buenos Aires, de onde volta a Brasília.