Mundo

Lula e primeiro-ministro turco vão discutir temas não resolvidos em acordo, diz porta-voz

postado em 26/05/2010 13:43
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, devem discutir nos próximos dias "temas não resolvidos" pelo acordo nuclear do Irã (Declaração de Teerã), informou há pouco o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, sem dar detalhes dos pontos a serem tratados.

Um dos principais negociadores do acordo, o primeiro-ministro turco chegou nesta quarta-feira (26/5) a São Paulo. Ele fica no Brasil até o próximo domingo (30/5). Segundo Baumbach, no encontro com Lula, que deve ocorrer em meio à realização do 3; Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, devem ser discutidos os próximos passos do acordo com os iranianos.

;É natural que o presidente e o primeiro-ministro tratem do desenrolar da iniciativa, já que houve o fato de o Irã ter entregue uma carta à Aiea [Agência Internacional de Energia Atômica].;

De acordo com o porta-voz, a conversa servirá para definir o que pode ser feito para que o esforço diplomático a fim de evitar sanções ao Irã tenha continuidade.

Nesta terça-feira (25/5), Lula enviou mensagens aos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da Rússia, Dmitri Medvedev, e da França, Nicolas Sarkozy, ressaltando que o Irã cumpriu sua parte e comunicou à Aiea o acordo para enriquecimento de urânio na Turquia.

Na semana passada, em Teerã, o Brasil e a Turquia intermediaram o fechamento do acordo, que prevê o envio 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecimento (3,5%) do Irã para a Turquia. Em troca, os iranianos receberiam o produto com grau maior de enriquecimento (20%).

Os Estados Unidos, porém, reiteram que há suspeitas da produção de armas atômicas no programa nuclear desenvolvido no Irã. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações. Lula e Erdogan defendem a busca do diálogo antes da adoção de sanções.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação