Mundo

Zapatero cancela visita ao Brasil e marca encontro com Lula no Canadá

postado em 27/05/2010 17:00
Brasília ; O primeiro ministro da Espanha, José Luis Zapatero, avisou nesta quarta-feira (26/5) à noite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não virá mais ao Brasil. A expectativa era que ele participasse do 3; Fórum da Aliança de Civilizações, que começa nesta quinta-feira (27/5) e vai até sábado (29/5) no Rio de Janeiro.

Diplomatas que acompanham as negociações multilaterais afirmaram que Zapatero argumentou que tem de permanecer em Madri. O espanhol quer negociar com representantes sindicais, parlamentares e analisar as medidas econômicas, já lançadas pelo governo, para conter o avanço da crise financeira mundial.

O primeiro ministro e o presidente acertaram de se reunir entre os dias 25 e 27 de junho, em Toronto, no Canadá. Na ocasião, chefes de Estado e de governo participarão do 4; encontro do G-20 (grupo dos países ricos e em desenvolvimento).

Um dos responsáveis pela criação da Aliança das Civilizações, Zapatero enviou representantes para o fórum no Rio. Na delegação espanhola está o ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Ángel Moratinos. Delegações de 105 países e 15 organizações não governamentais já confirmaram presença no evento.

Lula e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo, e da Argentina, Cristina Kirchner, além do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Kin-moon, são algumas das autoridades esperadas para os debates.

No fórum serão discutidas ações concretas, que devem ser implementadas pelos governos, para estimular a cultura de tolerância em meio às diferenças culturais e religiosas. Em pauta também o tratamento discriminatório a muçulmanos e latinos nos países desenvolvidos, além da busca de um acordo de paz que encerre o impasse entre palestinos e israelenses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação