Mundo

Lula critica governantes que transferem ônus da crise para países mais pobres

postado em 28/05/2010 12:10
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta sext-afeira (28/5) governantes que buscam respostas para a crise econômica por meio da transferência do ônus para ;os mais fracos;. Lula participou da abertura do 3; Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro.

;Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos. Adotam medidas protecionistas que oneram bens e serviços exportados para países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, se mostram lenientes com os paraísos fiscais e responsabilizam imigrantes pela crise social;, disse Lula.

Ao se referir aos imigrantes, que são um dos temas do fórum, Lula disse que o Brasil está aberto e solidário para quem vem ao país em busca de ;trabalho digno e vida melhor;. Ele defendeu também o combate à xenofobia. ;A comunidade internacional precisa reagir. Combater as manifestações de xenofobia e de racismo é tarefa inadiável.;

O presidente também voltou a pedir a reforma das instituições multilaterais internacionais. ;A crise financeira que se abateu sobre todos mostrou o quão necessário será contar com organizações multilaterais vigorosas, à altura de um mundo cada vez mais diverso e multipolar. Mas constatamos grande resistência a mudanças;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação