Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama saúda acordo equilibrado e prático contra proliferação

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou o acordo de não proliferação nuclear alcançado nesta sexta-feira (28/5) nas Nações Unidas, e o qualificou de "equilibrado e prático".

"Os Estados Unidos saúdam os acordos alcançados na conferência sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) por fortalecer o regime de não proliferação mundial", disse Obama em um comunicado.

[SAIBAMAIS]"Este acordo inclui passos equilibrados e práticos que farão avançar a não proliferação, o desarmamento nuclear e o uso pacífico da energía nuclear, que são as bases para o regime mundial de não proliferação".

A conferência sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) chegou hoje a um acordo - o primeiro em 10 anos - que inclui a criação de uma zona sem armas nucleares no Oriente Médio.

O encontro adotou por consenso um documento final que prevê quatro planos de ação sobre cada um dos três pilares do TNP - desarmamento, controle dos programas nucleares nacionais para garantir que são pacíficos e utilização pacífica da energia atômica -, e a eliminação das armas atômicas no Oriente Médio.