Mundo

Fracassa operação para conter fuga de petróleo no Golfo

Agência France-Presse
postado em 29/05/2010 19:31

ROBERT - A arriscada operação para conter um vazamento de petróleo no Golfo do México fracassou, informou neste sábado (29/5) a companhia de petróleo britânica BP, acrescentou que buscará uma nova estratégia.

"Depois de três dias inteiros tentando selar o vazamento, fomos incapazes de conter o fluxo" de petróleo, disse o chefe de operações da BP, Doug Suttles, em uma entrevista coletiva à imprensa.

"Tomamos a decisão de passar para uma nova opção" nos esforços para obter êxito nesta operação, acrescentou.

A operação, altamente delicada e sem precedentes nesta profundidade (1.500 metros), consistia em jogar no vazamento uma mistura de água e de materiais sólidos.

A BP, que explorava uma plataforma que afundou no dia 22 de abril e causou a catástrofe, também injetou destroços para facilitar o trabalho de contenção.

O petróleo se espalhou pelo golfo a um ritmo de 2 a 3 milhões de litros por dia depois do naufrágio da plataforma Deepwater Horizon, segundo especialistas a serviço do governo americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação