Mundo

Obama expressa condolências a premiê turco após ataque a frota

Agência France-Presse
postado em 01/06/2010 20:26
O presidente americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, conversaram nesta terça-feira (1;/6) por telefone depois do ataque das forças israelenses contra uma frota humanitária destinada à Faixa de Gaza, anunciou a Casa Branca.

Durante a conversa com o líder do país aliado dos Estados Unidos na Otan, Obama "expressou suas sinceras condolências pelas vidas perdidas e pelos feridos resultantes da operação militar israelense contra o barco de bandeira turca com destino a Gaza", afirmou a presidência americana em comunicado.

A mesma fonte afirmou que Obama disse a Erdogan que "Estados Unidos trabalham de perto com Israel para obter a libertação dos passageiros" dos barcos atacados.

[SAIBAMAIS]Ao reiterar o apoio dos Estados Unidos a "uma investigação digna de fé, imparcial e transparente sobre os fatos desta tragédia", Obama insistiu sobre "a importância de se encontrar formas melhores de fornecer uma ajuda humanitária aos habitantes de Gaza sem minar a segurança de Israel".

Antes, o primeiro-ministro Erdogan criticou energicamente Israel por sua operação militar, que classificou de "massacre sangrento", exortando a comunidade internacional a "castigar" o Estado hebreu.

De acordo com o Exército israelense, nove passageiros morreram e sete soldados ficaram feridos, dos quais seis foram hospitalizados durante o violento episódio a bordo do ;ferry; turco Mavi Marmara, maior dos seis barcos da flotilha.

Segundo um diplomata turco, pelo menos quatro dos mortos são turcos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação