Agência France-Presse
postado em 03/06/2010 16:09
Estados Unidos e Índia devem superar as dúvidas que têm e ampliar sua colaboração para lutar contra os problemas globais, disse Hillary Clinton esta quinta-feira, ao abrir uma reunião entre hierarcas da administração dos dois países.A Secretaria de Estado fez eco ao chamado feito em novembro passado pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, segundo o qual "as maiores democracias devem desempenhar um papel de destaque na construção de um destino comum para todo o gênero humano".
"Para fazer isto, devemos construir não só acordos, mas encarar francamente as dúvidas que continuam existindo em ambos os lados", disse na quinta-feira a chefe da diplomacia americana, ao lado do colega indiano, S.M. Krishna.
"Dúvidas entre alguns indianos de que os Estados Unidos só veem a Índia no contexto do Afeganistão e do Paquistão, ou que vamos acelerar nossa retirada do Afeganistão, deixando a Índia administrar as repercussões", disse Clinton.
"Dúvidas na América de que a Índia não se apoderou por completo de seu papel nos assuntos regionais ou mundiais ou não fará as reformas econômicas necessárias para fomentar um maior progresso", destacou a chefe da diplomacia americana ante delegados dos dois países.
lc/ca/mvv