Agência France-Presse
postado em 03/06/2010 18:40
O governo da Venezuela decretou esta quarta-feira a criação de um centro de análise encarregado de "recompilar, processar e analisar" informações sobre "qualquer aspecto de interesse nacional" que poderá ser declarada "reservada" ou "classificada" para limitar sua difusão.O Centro de Estudo Situacional da Nação (Cesna), órgão subordinado ao ministério do Interior, "será o encarregado de recompilar, processar e analisar de forma permanente a informação (...) sobre qualquer aspecto de interesse nacional, com o objetivo de prover de apoio analítico-informativo o Executivo Nacional", diz o decreto publicado na edição de quarta-feira da Gazeta Oficial.
Entre suas funções, o Cesna "poderá declarar de caráter reservada, classificada ou de divulgação limitada qualquer informação, fato ou circunstância, que no cumprimento de suas funções tenha conhecimento", acrescenta o texto, sem anunciar que áreas abarcaria.
O organismo é criado como parte da corresponsabilidade do "Estado e da sociedade" nas "matérias de segurança e defesa integral da nação".
O governo da Venezuela não divulga há meses cifras oficiais sobre vários aspectos, mas principalmente em questões como insegurança e saúde.