Agência France-Presse
postado em 03/06/2010 21:30
O presidente americano, Barack Obama, disse nesta quinta-feira que tem o "melhor emprego do mundo" e valorizou sua popularidade, abaixo dos 50%, apesar dos difíceis desafios que tem enfrentado em seus 17 meses de governo.Ser presidente dos EUA "é o melhor emprego do mundo. É um privilégio extraordinário acordar todas as manhãs e saber que haverá uma oportunidade de servir aos americanos e tentar (fazer com que) sua vida seja um pouco melhor. Ou talvez a da próxima geração", disse Obama à rede de televisão CNN.
Perguntado sobre sua popularidade, que se mantém abaixo dos 50%, muito abaixo dos níveis registrados no início de sua Presidência, em janeiro de 2009, Obama afirmou: "dado tudo o que atravessamos, os números não são tão ruins".
"Vivemos a pior recessão desde a Grande Depressão" nos anos 1930 e os Estados Unidos trava "duas guerras", no Afeganistão e no Iraque, lembrou.
"Numerosas outras crises apareceram e as pessoas ainda não se recuperaram, seja em termos de emprego ou de moradia", disse o presidente.
"Portanto, as pessoas estão irritadas e acho que com razão, mas começam a ver que a economia está melhorando. Tivemos no mês passado o crescimento do emprego mais forte e penso que este mês será bom", acrescentou, antes da divulgação, nesta sexta-feira, dos números do emprego em maio pelo Departamento de Trabalho.